Quando se trata de bebida sem álcool, todos podem beber: conheça a tendência do drink que promove a inclusão.
Basta dar uma rápida olhada nas festas, nos bares e restaurantes, enfim, onde estiver acontecendo uma reunião de um grupo de pessoas que saíram para se divertir, que logo se percebe algo interessante: sempre tem alguém que fica “excluído” dos drinks que estão sendo servidos, ou porque não está podendo ingerir álcool naquele momento (caso de quem vai dirigir, de quem está em tratamento médico, das grávidas), ou porque é menor de idade, ou porque quer reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, enfim, os motivos são diversos.
Mas, já é possível sentir-se incluído durante essas reuniões: uma das tendências do mercado de bebidas é a oferta de produtos sem álcool: cervejas, gins, espumantes, vinhos, destilados botânicos, além dos drinks preparados sem álcool – os mocktails – e que podem ser consumidos por qualquer pessoa. Existem, também, versões de drinks com baixo teor alcoólico, para os que querem ficar no meio-termo.
O setor de bebidas sem álcool ou de baixo teor alcoólico acabou sendo impulsionado pelas cervejas sem álcool e teve um crescimento de 6% em 2021, com uma participação de 3,5% na indústria de bebidas. Dados apontam que, até 2025, deve ocorrer um crescimento de 8% ao ano, portanto, é uma tendência que não pode ser ignorada por buffets que atendem festas, por bares e restaurantes.
No Brasil, o desafio é muito grande, já que o acesso às versões não alcoólicas de algumas bebidas famosas ainda é limitado, por isso mesmo uma excelente oportunidade para inovar. É o caso da The Other Bottle, empresa especializada em bebidas sem álcool e que conta hoje com cerca de 40 rótulos diferentes. Entre as opções, há cervejas, gins, vinhos, espumantes e destilados botânicos, muitas delas de marcas menores, que são garimpadas pelas proprietárias. Mas, já é possível também encontrar no mercado versões sem álcool de grandes marcas de gim e vermute, por exemplo, portanto, não há desculpa para que, na carta de drinks e bebidas, não haja pelo menos uma opção sem álcool.
Você pode contar com a ajuda de um profissional para elaborar alguns desses drinks, deixando-os saborosos, mesmo sem a presença de álcool. É o caso, por exemplo, de usar o saboroso gengibre, a cúrcuma, a canela, além de cascas, frutas e ervas. A construção dos sabores deve levar em conta a harmonização.
Vender bebidas e ficar de fora dessa tendência? Não tem como! Promova a inovação e a inclusão no seu negócio. Converse com o Sebrae e peça a presença de um agente local de inovação na sua empresa para ajudar a desenvolver o processo criativo de novas ideias.
Fonte SEBRAE